"As ferramentas da web, a aprendizagem online e as potencialidades dos dispositivos móveis trouxeram novos e estimulantes desafios para os sistemas educativos e para os seus profissionais."
Tendo em vista a nova forma de “funcionar” de nossos alunos, a tecnologia cada vez mais efetiva e as diversas formas de utilização dessa tecnologia em prol da educação, torna-se necessária uma nova abordagem no tocante ao ensino e aprendizagem por parte dos docentes. Esse tipo de aparato possibilita um novo olhar na construção do conhecimento e possibilita um aprendizado com viés ativo.
Moreira e Dias trindade (2018) pontuam sobre a utilização do WhatsApp e o Facebook, os quais contribuem de forma eficaz nos ambientes virtuais, fomentando a participação e aprendizado ativo. Bem como, a utilização do iPad e da plataforma iTunes U, como ferramentas na construção de uma história digital.
Hoje temos diversas ferramentas que podem ser utilizadas com o smartphone, a realidade aumentada é uma delas, a qual cria um link com o virtual e o real, esse é apenas um exemplo que pode ser seguido em sala de aula, uma boa ferramenta é o Aurasma. Com essa ferramenta gratuita podemos fazer uma “caça ao tesouro”, tirar os alunos do banco escolar e com o celular procurar pistas, imagens, explicações, tudo isso com o uso do celular, o aplicativo possibilita essa integração do aluno com o virtual, além de divertido é instigante.
Comentários
Postar um comentário